sábado, 7 de janeiro de 2012

Era uma vez

Filmes sempre me deixam com vontade de escrever. Mas alguns me deixam com vontade de mudar o mundo.

Acabei de ver um drama. Um drama brasileiro. Não esperava muito do filme, mas ele foi me prendendo de uma forma que eu fui ficando cada vez mais tensa pra saber o fim. E na cena final, desabei. Chorei feito uma criança. Hoje eu lavei a alma vendo o filme ERA UMA VEZ. Um menino pobre, da favela, que se apaixona por uma menina rica e ela se apaixona por ele também. Pode parecer uma história comum, mais do mesmo, mas não é. É uma história que, provavelmente, acontece muito no nosso país e a gente nem fica sabendo. É tanta morte, tanta violência, tanta guerra onde deveria haver paz que a gente já se acostumou e nem presta mais atenção se uma notícia de sequestro ou tiroteio na favela aparece na televisão. Por que prestar atenção né? Por que se importar com isso se nao vai mudar nunca? É, pensando assim não vai mudar mesmo. No final do filme, o ator Thiago Martins, que faz o protagonista e é morador de uma favela, diz que a mudança é difícil, mas que se a gente olhasse com mais carinho para as pessoas, as coisas seriam bem melhores. É isso. A gente não olha para as pessoas. A gente conhece alguém e julga pela aparência, sem se preocupar com quem ela é de verdade. Todo mundo tem sonhos, todo mundo espera alguma coisa desse mundo, dessa vida. Alguns alcançam o que querem, outros não. Alguns são felizes para sempre, outros morrem injustamente. E talvez isso nunca mude. Mas você já parou pra pensar que as pessoas que aparecem naquelas notícias horríveis da televisão que você nem presta atenção, são pessoas assim como você? Você já parou pra pensar que você podia estar no lugar delas? Você, que sonha com o grande amor da sua vida, pode já ter encontrado e perdido porque não olhou pra ele. Porque não quis saber. Porque julgou pela roupa, pela cor. Da próxima vez, tenta olhar nos olhos das pessoas. Tenta enxergar a alma delas, por mais que isso pareça impossível. Faça com que o seu 'era uma vez' termine bem. Escreva sua história sem esquecer que todo mundo tem o direito de escrever a sua também.

Eu chorei hoje. Chorei tanto que fiquei com o rosto inchado e vermelho. Lavei a alma, de verdade. E tô aqui com um aperto no peito porque eu sei que eu não posso mudar nada sozinha. Que o simples fato de eu querer a paz no meu país e no mundo, não vai fazer com que ela exista realmente. Mas hoje, esse filme mudou alguma coisa em mim. Aquela frase do final me tocou lá no fundo. Vou olhar para as pessoas com mais carinho daqui pra frente. Com mais amor. Olha você também. Não dói nada. Só faz bem.

Um comentário:

  1. Que saudade dos teus textos, que bom ler isso hoje! Assisti o filme também e fiquei com um aperto no peito igual ao teu. Acho que é assim quando a gente se depara com a realidade para a qual fechamos sempre os olhos.
    Amei o post, a reflexão, a iniciativa pra mudança!
    Beijo e saudade! (:

    ResponderExcluir